Orientadores participarão de curso de formação em Natal

04 de marã§o de 2013, às 16h45min | em Educação

Dez profissionais da educação municipal participarão da primeira formação dos orientadores de Estudo da Rede Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que acontecerá em Natal no período de 11 a 15 de março.

De acordo com Darlly Noronha, chefe do setor de anos iniciais do Município e coordenadora do PNAIC em Mossoró, que também participara da formação, informou que, serão oito orientadores, além da coordenadora da formação continuada, cotados para participar do curso. “O objetivo do Pacto é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa”, enfatiza. O programa de formação e aperfeiçoamento de professores será desenvolvido conta com a parceria de universidades públicas.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais comprometem-se alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo Inep, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

As Ações são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Estas ações apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliações e, gestão, controle social e mobilização.

Quanto à formação, é fundamental assegurar uma formação inicial e continuada que valorize a trajetória profissional e que torne esta etapa de ensino mais atrativa para os professores, assegurando as condições necessárias para que eles desempenhem seu trabalho com competência e entusiasmo.

A formação continuada dos Professores Alfabetizadores terá dois anos de duração. Em 2013, a ênfase será em linguagem e em 2014 em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros presenciais ao longo do ano letivo, sendo um encontro por mês.

Os formadores dos professores alfabetizadores serão os Orientadores de Estudo, que receberão formação específica da rede de universidades federais e de algumas universidades estaduais.

Quanto ao material de apoio pedagógico que serão encaminhados às escolas estão incluídos: cadernos de apoio para os professores, livros didáticos para o Ciclo da Infância, obras pedagógicas complementares, jogos pedagógicos, obras de literatura e de pesquisa e tecnologias educacionais.